Como criar site para fotógrafos e aumentar o número de visitas?

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Se adapte ao novo perfil do consumidor! Saiba como criar um site para fotógrafos, compartilhe seu trabalho e veja dicas para aumentar o número de visitas.

Muitas pessoas imaginam que apenas os grandes fotógrafos precisam ter uma página e investir tempo e energia para ganhar presença online. Na verdade, um site para fotógrafos pode ser útil para todos os perfis de profissionais.

No cenário atual, ter um site próprio está cada vez mais importante. Afinal, o comportamento dos consumidores mudou e está cada vez mais virtual. Logo, muitos prestadores de serviços estão precisando se reinventar para driblar a crise e alavancar suas vendas.

Mas por que criar um site para fotógrafos? Através dele, é possível expor:

  • Trabalhos realizados;
  • Depoimentos de clientes;
  • Explicar mais sobre o serviço que oferece.

Todas essas informações ajudam a pessoa a decidir pela contratação do profissional. Afinal, dificilmente alguém contrata um fotógrafo para um evento importante sem  conhecer seu trabalho, não é mesmo?

Desta forma, um site para fotógrafos pode atrair novos clientes, ampliar o seu reconhecimento profissional e, principalmente, ajudar a aumentar as vendas online em meio à crise.

Mas como criar um site para fotógrafos e aproveitar esses benefícios? Neste conteúdo, mostraremos um passo a passo e, ainda, algumas dicas úteis para melhorar sua performance.

Boa leitura!

Tópicos deste conteúdo:

Passo a passo para criar um site para fotógrafos

  1. Registre um domínio
  2. Escolha uma hospedagem de site
  3. Crie a sua página

Mais dicas para criar sites para fotógrafos e obter boa performance

  • Faça o tratamento das imagens
  • Crie um formulário de contato
  • Tenha um perfil nas redes sociais
  • Publique conteúdo em seu blog
  • Registre sua empresa no Google Meu Negócio
  • Metrifique seus resultados no Google Analytics
  • Bônus: Elabore campanhas no Google Ads

Passo a passo para criar um site para fotógrafos

1. Registre um domínio

O primeiro passo para criar qualquer tipo de site é registrar o nome de domínio. Ele nada mais é do que o seu endereço na internet, ou seja, as palavras que são dispostas após o “www”.

Ele funciona como uma porta de entrada. Logo, é importante pensar em um nome fácil de lembrar e de escrever que remeta ao seu serviço ou mesmo que contenha o seu nome.

Para realizar esse registro, é importante verificar antes a disponibilidade do domínio, a fim de se certificar se existe outro igual. Além disso, avalie se o ideal é utilizar, após o nome, “.com”, “.com.br” ou outra das opções existentes no mercado.

Com a HostGator, você registra o domínio rapidamente e ainda conta com todo o suporte necessário.

2. Escolha uma hospedagem de site

A hospedagem é o local onde são armazenados todos os arquivos do seu site, como:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • HTML.

É como se ela fosse uma casa e o servidor, o terreno onde ela está construída.

Ela desempenha um papel fundamental. Por isso, é importante analisar com cautela e comparar os planos oferecidos, para se certificar que atendem às necessidades do seu site para fotógrafos.

Essas são algumas das perguntas que irão nortear a sua decisão

  • O seu objetivo é criar um único site ou mais de um?
  • Você precisa de pouco ou mais espaço de armazenamento?

A HostGator conta com diferentes planos de hospedagem de site para que você encontre exatamente o que precisa para colocar sua página no ar.

3. Crie a sua página

Essa etapa consiste em criar o seu site propriamente dito. Antes de colocar a mão na massa, lembre-se de fazer um bom planejamento. Avalie o tipo de conteúdo que irá publicar e a melhor forma de apresentar suas fotografias, por exemplo.

Alguns campos indispensáveis em site para fotógrafos são:

  • Galerias de fotos, para dispor todos os seus trabalhos de forma organizada;
  • Serviços oferecidos, ou seja, se trabalha com algum tipo de evento específico ou realiza todos os tipos de coberturas;
  • Quem sou eu, para descrever suas formações, experiências e contar um pouco mais sobre você;
  • Dados de contato, como telefone, e-mail e os locais onde atende;
  • Área de atendimento online, para que as pessoas esclareçam dúvidas ou solicitem orçamento à distância.

Pense também em oferecer a melhor experiência ao usuário. Para isso, avalie a disposição desses materiais e o design, para que seja o mais intuitivo possível.

Passado a parte de planejamento, como criar o seu site para fotógrafos? Existem três alternativas principais:

  1. Instalando um CMS e escolhendo um template;
  2. Utilizando o WordPress;
  3. Usando a ferramenta de Criador de Sites da HostGator.

Nesta etapa, certifique-se que o seu site seja responsivo, para que se adapte perfeitamente em qualquer dispositivo utilizado.

6 dicas para criar sites para fotógrafos e obter boa performance

Apesar do processo de criação de site para fotógrafos ser importante, é preciso adotar outras medidas para aumentar a conversão na página. Confira nossas dicas:

1 – Faça o tratamento das imagens

Essa dica pode parecer básica demais, pensando que estamos falando com fotógrafos. Mas não custa reiterar que a questão da qualidade, nitidez e foco é essencial nas imagens que compõem o seu site.

Assim, caso tenha que ampliar alguma para utilizar como imagem de fundo, por exemplo, avalie se ela não ficou distorcida, pois isso pode prejudicar na sua credibilidade.

2 – Crie um formulário de contato

Ofereça um meio de contato rápido para que os seus visitantes possam enviar mensagens diretamente pelo site.

Além de gerar aproximação, esse tipo de formulário ajuda a entender o perfil do público e o serviço mais procurado, além de facilitar a solicitação de orçamentos.

3 – Tenha um perfil nas redes sociais

Instagram, Facebook e Pinterest são redes sociais que favorecem o compartilhamento de imagens. Logo, é importante que você marque presença nesses ambientes também, inclusive para poder interagir de forma mais direta com o seu público.

Após criar os perfis, não esqueça de incluí-las na aba de contatos do seu site para fotógrafos.

4 – Publique conteúdo em seu blog

Contar com um blog é uma boa alternativa para compartilhar conteúdos relevantes e, desta forma, se aproximar ainda mais do seu público. Você pode dar dicas de como melhorar a iluminação ao tirar fotos ou quais as melhores ferramentas de edição, por exemplo.

Mas atenção: foque em conteúdos originais, exclusivos e de qualidade. Seguindo essas regras, assim como adotando estratégias de SEO, você estará fazendo a otimização do site e, com isso, aumentando o tráfego do seu site.

5 – Registre sua empresa no Google Meu Negócio

Registrar-se no Google Meu Negócio também é uma estratégia que aproxima a sua empresa dos clientes. Isso porque, no momento em que alguém realiza uma pesquisa no Google, a sua empresa é exibida também nos resultados do Google Maps.

Além de facilitar que pessoas mais próximas te encontrem, isso ajuda a melhorar o posicionamento orgânico do seu site para fotógrafos.

6 – Metrifique seus resultados no Google Analytics

É importante acompanhar o desempenho do seu site para entender o comportamento dos visitantes e realizar adaptações para melhorar os resultados.

Uma ferramenta gratuita que permite ter acesso a diversas métricas é o Google Analytics. Com ele, você confere dados como:

  • Número de acessos;
  • Tempo de permanência no site;
  • Como chegaram até o seu site;
  • Taxa de rejeição;
  • Locais de maior acesso.

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