Protocolo SFTP: o que é e para que serve

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Veja as vantagens e as aplicações práticas do protocolo SFTP (SSH File Transfer Protocol).

Se você ou seu negócio utilizam o protocolo SFTP para enviar arquivos, comemore! Você pode dormir tranquilo à noite com a certeza de que seus arquivos estão sendo enviados por meio de criptografia e outros padrões de segurança.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fortinet, o Brasil sofreu 3,4 bilhões de tentativas de golpe apenas entre janeiro e setembro de 2020. O relatório Cybersecurity — Fight Invisible Threats revelou que esses ataques custam cerca de US$ 6 trilhões para a economia mundial. Diante deste cenário, preocupar-se com a segurança dos seus arquivos e das suas informações não é apenas necessário, mas essencial.

O protocolo SFTP, que significa SSH File Transfer Protocol ou Secure File Transfer Protocol, é um passo nesse caminho, já que é uma opção mais segura que o FTP. Por isso, continue lendo este artigo! Nele, você conhecerá o protocolo SFTP características, o funcionamento e as vantagens de utilizá-lo.

O que é SFTP?

Secure File Transfer Protocol (SFTP) é um protocolo de transferência segura de dados. Ele é projetado para estabelecer uma conexão entre um servidor de internet particular (ou computador) para que os usuários possam transferir arquivos (download) para o computador ou para o servidor (upload).

O objetivo principal é transferir dados, mas também pode ser utilizado para obter acesso geral ao sistema de arquivos do servidor FTP. O protocolo SFTP é executado em um canal seguro — nenhuma senha de texto claro ou dados de arquivo são transferidos.

O protocolo FTP também inclui comandos que podem ser usados ​​para executar operações em um computador remoto para mostrar o conteúdo da pasta, alterar diretórios, criar pastas ou excluir arquivos, por exemplo.

Se você ficou em dúvida sobre FTP e SFTP o que é, saiba que vamos chegar lá! Existem algumas diferenças entre esses protocolos. A principal delas é que o FTP não oferece um canal seguro para transferir arquivos entre hosts, mas o SFTP, sim. A segunda diferença é o uso da criptografia, utilizada apenas pelo protocolo SFTP.

Basicamente, um Protocolo de Transferência de Arquivos Seguro é usado para transferir, acessar e gerenciar arquivos entre máquinas por meio de uma conexão criptografada. Este papel é feito pelo protocolo SFTP.

Como funciona o protocolo SFTP?

Fonte da imagem: Dementium2

É importante observar que o protocolo SFTP é executado na porta 22, mas pode ser atribuído a qualquer número. Ele é baseado em pacotes, em vez de texto, o que significa que é mais fácil processá-lo por ser muito compacto. Por causa disso, o SFTP é mais rápido que outros protocolos.

Para ficar mais fácil de entender, o protocolo SFTP possui dois componentes: o cliente e o servidor. Um cliente SFTP é o software que fornece a capacidade de se conectar ao servidor. Também permite fazer upload de arquivos a serem armazenados no servidor, bem como download de arquivos que já estão armazenados.

Um servidor SFTP é o local em que os arquivos são armazenados e de onde você pode se conectar e recuperá-los. O servidor fornece seus serviços para que os usuários possam armazenar e transferir dados com segurança.

O servidor usa o protocolo de transferência de arquivos SSH para manter a conexão segura. O SFTP trabalha junto ao SSH, enviando conexões de dados criptografados entre o cliente e o servidor para permitir que senhas e outras informações confidenciais sejam transferidas com segurança pela rede. Juntos, eles são o SSH File Transfer Protocol.

De modo geral, o Secure File Transfer Protocol (SFTP) funciona sobre o fluxo de dados Secure Shell (SSH) para estabelecer uma conexão segura e fornecer às organizações um nível mais alto de proteção à transferência de arquivos.

Isso ocorre porque o SFTP usa algoritmos de criptografia para mover dados com segurança para o servidor e manter os arquivos ilegíveis durante o processo. Assim, a autenticação impede o acesso não autorizado a arquivos durante a operação.

Embora o protocolo SFTP não exija autenticação de dois fatores, existe a opção de solicitar um ID de usuário e uma senha, bem como chaves SSH, para uma conexão mais segura. Agora, que você já sabe um pouco mais sobre como usar o SFTP, vamos falar sobre como ele funciona na prática, seguindo uma linha cronológica.

  1. Antes de estabelecer uma conexão, o servidor SFTP envia uma impressão digital criptografada de suas chaves públicas de host para garantir que a conexão SFTP troque dados com o servidor correto;
  2.  Na primeira vez que a conexão é estabelecida, esta chave ainda não é conhecida pelo programa cliente e deve, portanto, ser confirmada pelo usuário antes da troca de dados;
  3. Depois de estabelecer uma conexão com um servidor FTP e ter certeza de que é realmente o servidor correto, o protocolo SFTP salva as informações da impressão digital localmente;
  4. Isso permite que você compare as informações da impressão digital com os dados salvos sempre que estabelecer uma nova conexão, para garantir que não haja ninguém entre você e o servidor;
  5. Diferentes servidores emitem impressões digitais apenas uma vez. Eles são gerados pela chave privada de um servidor.

O protocolo SFTP oferece a opção de realizar uma ampla variedade de tarefas para arquivos confidenciais, desde a remoção de arquivos até a retomada de transferências pausadas.

Vantagens do protocolo SFTP

Qualquer empresa ou organização que trabalhe com dados sigilosos e confidenciais deve usar o SFTP para protegê-los. As empresas que usam SFTP podem transferir informações como dados de faturamento, fundos e arquivos de recuperação de dados, com segurança.

Ele se baseia no software File Transfer Protocol (FTP), usa o protocolo SSH (Secure Shell) para transferir arquivos e requer que o cliente seja autenticado pelo servidor para elementos de segurança aprimorados. O SFTP proporciona a tranquilidade de saber que os dados são protegidos durante a transferência, garantindo que os hackers não sejam capazes de obtê-los.

Existem muitos motivos pelos quais as empresas optam por implementar protocolos de transferência de arquivos seguros em suas estratégias. Abaixo, você confere uma lista dos principais.

Vantagens do protocolo sftp

Velocidade

Os servidores usados ​​com SFTP podem facilmente suportar grandes transferências de arquivos, bem como vários arquivos de uma vez. Por isso, você economizará tempo ao mover dados de um servidor para outro.

Gerenciamento

O protocolo oferece a capacidade de gerenciar facilmente seu servidor usando uma interface da web ou um cliente SFTP.

Segurança

Graças à criptografia, à autenticação de chave pública e à segurança de dados, o protocolo SFTP preserva a integridade dos dados. Há mais tranquilidade em saber que os dados também são verificados para garantir que estão vindo de uma fonte confiável e que os clientes e as fontes são verificados antes que uma conexão seja estabelecida.

Firewalls

SFTP e firewalls andam de mãos dadas. Dados, comandos e informações confidenciais são enviados por meio de uma única conexão para a porta 22. Por padrão, ela é habilitada com firewalls com seus próprios parâmetros de segurança predefinidos.

Metadados

Os usuários do SFTP podem acessar os metadados de seus arquivos, como dados, hora, tamanho, permissões e outras informações, garantindo que todos os documentos sejam mais fáceis de encontrar.

Como nenhuma tecnologia é perfeita, o Protocolo de Transferência de Arquivos Seguro vem com algumas desvantagens: as chaves são mais difíceis de gerenciar e validar, podendo ser mais difícil configurá-las corretamente sem o suporte de fornecedores de software. Além disso, os padrões de configuração SFTP podem levar a problemas de compatibilidade entre títulos de software e diferentes fornecedores.

Independentemente disso, quando se trata de transferência segura de dados, o SFTP é o padrão que você deve considerar. Lembra que, no começo deste artigo, comentamos que a empresa que usa o protocolo SFTP para transferência de dados pode dormir tranquilamente? Esperamos que, com esse conteúdo, você tenha entendido o porquê.

Inscreva em nossa Newsletter

receba todas atualizações

Mais conteúdo

Blog

Protocolo SFTP: o que é e para que serve

Se você ou seu negócio utilizam o protocolo SFTP para enviar arquivos, comemore! Você pode dormir tranquilo à noite com a certeza de que seus arquivos estão

Conte com a ATHIX em todas as etapas do seu projeto

Por isso, conte com a ATHIX para te auxiliar na criação do seu projeto! Entre em contato com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.